
Desde 23 de setembro de 2020, Loures integra a Rede Global das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, participando ativamente no Grupo Temático de Trabalho 'Educação para a Cidadania'. Além da integração nesta rede global, é importante destacar que o concelho está representado por quatro Agrupamentos de Escolas (AE João Villaret, AE da Bobadela, AE Luís Sttau Monteiro e AE José Afonso) na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, possuindo também duas Bibliotecas Municipais (José Saramago, em Loures, e Ary dos Santos, em Sacavém) associadas à Comissão Nacional da UNESCO. No âmbito educacional em Loures, verifica-se uma total consonância com os objetivos, valores e princípios das Redes UNESCO.
Uma Cidade de Aprendizagem promove a Aprendizagem ao Longo da Vida
A criação da Rede Global das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.
O Instituto da Unesco para a Aprendizagem ao Longo da Vida – Centro de Excelência para a Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos, tomou a iniciativa de desenvolver o conceito de uma cidade de aprendizagem e de criar uma plataforma internacional dinâmica para as cidades trocarem ideias e boas práticas.
À medida que as cidades se expandem em tamanho e densidade populacional, as autoridades municipais enfrentam desafios associados à inclusão social, às novas tecnologias, à economia, ao conhecimento, à diversidade cultural e à sustentabilidade ambiental.
A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.
A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.
As cidades desempenham um papel significativo na promoção da inclusão social, no crescimento económico, na segurança pública e na proteção ambiental. Devem ser arquitetas e executoras de estratégias que promovam a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento sustentável.
Uma cidade de aprendizagem irá facilitar a promoção individual, construir coesão social, fomentar uma cidadania ativa, promover a prosperidade económica e cultural e lançar as bases para o desenvolvimento sustentável.
Características fundamentais das cidades de aprendizagem:
- Competência individual e de coesão social;
- Desenvolvimento económico e prosperidade cultural;
- Forte vontade e compromisso político;
- Governação e participação de todos os grupos interessados;
- Mobilização e utilização de recursos.
As cidades de aprendizagem da UNESCO fazem parte de uma Rede Dinâmica que visa apoiar uma prática de aprendizagem nas comunidades onde se inserem, criar laços, fomentar parcerias, construir competências e instrumentos para incentivar e reconhecer os progressos na construção desta Rede.