Apresentado estudo prévio para a beneficiação da Escola Secundária de São João da Talha
Apresentado estudo prévio para a beneficiação da Escola Secundária de São João da Talha
22-01-2026

O projeto para a beneficiação da Escola Secundária de São João da Talha apresentado, no dia 20 de janeiro, prevê um investimento estimado de cerca de 15,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões de euros se destinam à construção de um pavilhão polidesportivo. 

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, sublinhou tratar-se de 'uma obra de grande volume financeiro, mas determinante e muito importante para toda a comunidade escolar', recordando ainda o compromisso assumido com a construção de um pavilhão polidesportivo que 'vai beneficiar toda a comunidade educativa'.

O autarca explicou também que o estudo prévio teve um custo de 2,5 milhões de euros, o que permitiu que o projeto estivesse já bastante avançado. 'O objetivo é que possa estar concluído no final de março, de forma a que seja arquitetável logo no aviso', afirmou, acrescentando que gostaria que 'em maio estivéssemos em condições de avançar com a candidatura à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional'.

O prazo de execução da obra é de dois anos. O projeto contempla uma intervenção profunda nos sete blocos existentes, com o objetivo de resolver constrangimentos associados ao envelhecimento da infraestrutura escolar e adequar a escola às atuais exigências de conforto, funcionalidade e segurança. Estão previstas intervenções ao nível do isolamento térmico e acústico, da impermeabilização das estruturas, da recuperação de fachadas e da reorganização dos espaços interiores, bem como a adaptação às normas de segurança contra incêndios.

Após a requalificação, a escola passará a dispor de 23 salas de aula, duas salas de artes visuais, quatro laboratórios, seis salas de informática, dois espaços dedicados à educação especial, cinco salas de pequenos grupos e duas salas polivalentes. 

O pavilhão polidesportivo integrará ainda um auditório e uma sala de teatro. O projeto inclui igualmente a construção de dois campos de padel, pensados para uma utilização alargada, incluindo fora do horário letivo. 

Atualmente, a Escola Secundária de São João da Talha é frequentada por 478 alunos e conta com uma equipa composta por 54 docentes e 19 assistentes operacionais.